Skip links

Biodigestor Tecnipar

O que é um Biodigestor?

O Biodigestor Tecnipar é a melhor solução para o tratamento de esgoto doméstico.

Sua instalação é rápida e fácil, sendo dispensável a execução de uma obra trabalhosa, diferentemente do sistema fossa-filtro convencional.

O sistema de tratamento é mais eficiente na eliminação de matéria orgânica do que outros sistemas, tendo manutenção simples e sem necessidade de intervenção diária e nem de caminhão limpa-fossa.

O Biodigestor Tecnipar é o mais eficiente do Brasil, o único com índice de remoção de DBO acima de 86%; atestado pelo laboratório Mérieux NutriSciences, líder no domínio das ciências ambientais.

A melhor solução para o tratamento de esgoto doméstico.

Filtro exclusivo com mídias de alta eficiência

Sistema de tratamento completo, 100% impermeável

Auto limpável, dispensa caminhão limpa-fossa

Como funciona?

O Biodigestor Tecnipar.

O esgoto sanitário entra pela tubulação (1) e é levado pela tubulação interna até a parte inferior do Biodigestor (2) onde fica acumulado.

A parte sólida do esgoto se separa da líquida e sedimenta no fundo cônico, onde inicia um processo de digestão biológica através da ação dos microrganismos naturalmente presentes no esgoto.

A parte líquida restante infiltra no cesto interno (3) onde entra em contato com o material filtrante (mídias plásticas), que fazem a função do filtro anaeróbio e retentor de sólidos.

O efluente é finalmente coletado pela calha interna e liberado pela tubulação de saída (4) para ser levado até o correto destino final (sumidouro, vala de infiltração, canal de drenagem, etc.).

O lodo (5) resultante do processo de digestão fica acumulado no fundo cônico do Biodigestor e deve ser extraído para o leito de secagem em intervalos entre 12 e 18 meses. Para a extração do lodo basta efetuar a abertura do registro (6) .

Após a remoção do lodo, fechar o registro e deixar que o lodo seja naturalmente infiltrado pelo solo sem contaminantes, mau cheiro ou odores.

  • 1- Entrada de esgoto bruto (PVC Ø100mm)
  • 2- Decantação e filtragem
  • 3- Filtro anaeróbio
  • 4- Saída de efluente tratado (PVC Ø100mm)
  • 5- Lodo
  • 6- Válvula de extração do lodo
  • 7- Acesso para limpeza
  • 8- Tampa do Biodigestor Tecnipar

Dúvidas técnicas.frequentes.

Além das fossas convencionais estarem, em sua maioria, fora dos padrões exigidos pelas normas ambientais vigentes, o Biodigestor é mais eficiente, além de ter instalação compacta, rápida e mais econômica.

São elementos filtrantes específicos para o tratamento de esgoto, como os utilizados nas grandes Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).

Sim. Com o uso de 2 ou mais Biodigestores, considera-se a soma das capacidades deles; porém, para que funcionem corretamente, devem ser instalados em “paralelo” para que cada um deles receba a mesma quantidade de efluentes.

Pode ser totalmente ou parcialmente enterrado. Importante estar bem alocado no terreno e a tubulação corretamente ligada para o fluxo de esgoto chegar ao Biodigestor. Para mais informações sobre a instalação do produto, consulte o Manual de Instalação.

A produção de biogás gerada por biodigestores usados no tratamento de esgoto residencial unifamiliar não é suficiente para gerar um volume para armazenar e reaproveitá-lo.