Skip links

Estações de Tratamento de Efluentes

Por que a ETE Tecnipar é a melhor opção?

As Estações de Tratamento de Efluentes são soluções compactas e modulares projetadas para atender, com qualidade e segurança, a empreendimentos de diversos segmentos e diferentes portes.

O sistema de monitoramento remoto pode ser aplicado a uma ETE Tecnipar, o que permite o acompanhamento em tempo real do funcionamento dos componentes da planta, além da verificação dos principais parâmetros (energia, motores, pH, temperatura e vazão afluente) por meio de sensores, garantindo a eficiência do processo.

Estação de Tratamento de Efluentes Compacta Avançada

A ETE Clássica utiliza o processo de lodos ativados – convencional ou com aeração prolongada, podendo utilizar também a tecnologia MBBR–IFAS (Integrated Fixed-Film Activated Sludge), que permite compactar ainda mais a estação alcançando mais de 90% de eficiência de remoção de matéria orgânica (DBO), atendendo aos parâmetros da legislação ambiental vigente.

A capacidade de atendimento da ETE Compacta Clássica Tecnipar varia de acordo com as características do efluente e do empreendimento. Se residencial, o alcance chega a 2.635 pessoas. Se for uma instalação comercial, por exemplo, o alcance aumenta para 5.270 pessoas. Por se tratar de uma solução modular, é possível multiplicar o número de pessoas atendidas.

Estação de Tratamento de Efluentes Compacta Clássica

Além de alcançar mais de 90% de eficiência de remoção de matéria orgânica (DBO), a ETE Compacta Avançada Tecnipar Ambiental reduz as concentrações de fósforo (até 1 mg/L) e nitrogênio total (até 10 mg/L) a níveis compatíveis com os padrões ambientais mais rigorosos, como os que envolvem lançamentos em corpo d’água constituintes de lagos e lagoas.

A ETE Avançada reúne em um tanque compartimentado nas câmaras anaeróbia, anóxica, aerada, de decantação e digestão de lodo. Assim como a versão Clássica, a ETE Avançada utiliza o processo por lodos ativados, podendo operar ainda com a tecnologia MBBR (sigla em inglês para “Reator de Leito Móvel com Biofilme”), que permite compactar ainda mais a estação e aumentar sua eficiência.

Os módulos de tratamento são construídos em tanques de PRFV (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro), garantindo resistência, durabilidade, modularidade e facilidade na instalação.

A capacidade de atendimento de um módulo da ETE Compacta Avançada Tecnipar varia de acordo com as características do empreendimento. Se residencial, o alcance chega a 2.170 pessoas. Se for uma instalação industrial, o alcance aumenta para 3.130 pessoas. E por se tratar de uma solução modular, é possível multiplicar o número de pessoas atendidas.

Estação de Tratamento de Efluentes Compacta Anaeróbia

A Estação Compacta Anaeróbia Tecnipar Ambiental é um sistema de tratamento de efluentes sanitários e industriais com alta aplicabilidade no Brasil, devido ao clima tropical favorável. Este sistema contempla tanto estruturas preliminares, de proteção do sistema e remoção de sólidos grosseiros, quanto etapas de tratamento biológico da fase líquida (esgoto sanitário).
As estações são construídas em tanques de PRFV e possuem Reator Anaeróbio RAFA – também conhecido como Reator UASB ou Reator Anaeróbio Compartimentado (RAC) seguido de um Filtro Anaeróbio (FA), caracterizando um processo eficiente e compacto.

O RAFA é normalmente utilizado em processos primários para a estabilização da matéria orgânica inicial, tanto em Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário quanto em Estação de Tratamento de Efluentes Industriais. E como meio suporte para o crescimento do biofilme no interior do filtro anaeróbio, a ETE Compacta Anaeróbia Tecnipar utiliza mídias plásticas de elevada área específica, superior à dos meios suportes convencionais, como a brita.

Cada módulo da ETE Anaeróbia Tecnipar apresenta capacidade de atendimento de até 2.550 pessoas, quando instalado em áreas residenciais. Se for uma instalação comercial, o alcance máximo chega a 5.100 pessoas.

Estação de Tratamento de Efluentes Especiais

Além das Estações Compactas, a Tecnipar Ambiental é capaz de fornecer ETEs Especiais, combinando processos convencionais com avançados, como a inserção de membranas filtrantes (Ultrafiltração, MBR e Osmose Reversa), processos oxidativos avançados (POA), desinfecção com ozônio e luz ultravioleta (UV), entre outros.

As Estações de Tratamento de Efluentes Tecnipar Ambiental apresentam soluções moldadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, independentemente do seu porte ou área de atuação. Para o desenvolvimento de um projeto especial, são levadas em consideração as características biológicas, físicas e químicas do efluente para se desenvolver a solução mais eficaz.

Agora ficou mais fácil com as nossas Estações de Tratamento de Efluentes.

Alta eficiência

Alcança mais de 90% de eficiência de remoção de matéria orgânica (DBO), atendendo aos parâmetros da legislação ambiental vigente.

Fácil instalação e versatilidade

Os tanques de PRFV (Polímero Reforçado de Fibra de Vidro) facilitam a instalação das Estações de Tratamento pela sua versatilidade e por oferecerem grande segurança e resistência a mais de 200 substâncias.

Reutilização do efluente

Possibilidade de reutilização do efluente tratado para fins não potáveis, como a limpeza de pisos ou veículos, irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários, torres de resfriamento, entre outros usos que não envolvam consumo humano e animal.

Principais das vantagens.

Todo projeto é executado de acordo com as normas brasileiras de ETE: NBR 13.969/97 e NBR 12.209/2011.

  • Alta eficiência
  • Menor custo de implantação
  • Menor área para instalação
  • Fácil e rápida instalação
  • Baixo consumo de energia
  • Alto grau de estabilização do efluente
  • Tolerância a elevadas cargas orgânicas
  • Produção de gás metano
  • que pode ser empregado na produção de energia
  • Simplicidade na operação
  • Resistência e durabilidade
  • Capacidade de modularização
  • Completa Estanqueidade
  • Sem contaminação do solo
  • Menos obra civil